Certos passos que são passos certos
1.
Assiduidade e pontualidade.
2.
Associar o conhecimento novo aos saberes que os alunos
possuem.
3.
Preparar de maneira cuidadosa a aula.
4.
Traçar um projeto de atividades anuais, dividindo suas
etapas semana após semana.
5.
Estabelecer, se possível em consenso com a própria classe,
os limites desejáveis das condutas e cobrá-los sempre de maneira imediata e
coerente.
6.
Entrar em sala e, sem demora, iniciar a aula.
7.
Cobrar, com firmeza, mas se possível bom humor, a
colaboração de todos e ser um árbitro sereno no cumprimento das regras de
conduta consensualizada com a classe.
8.
Falar com expressividade e clareza.
9.
Iniciar com um plano de aula simples, mas objetivo e
coerente.
10.
Movimentar-se todo o tempo, manter-se alerta a todos e a
todas as ocorrências
11.
Mostrar sempre uma disposição para manter a calma e a
serenidade, mesmo em situações mais difíceis.
12.
Saber dar a devida importância ao tom de voz empregado e
estudar a linguagem gestual.
13.
Jamais se comparar a qualquer colega. Nunca comparar um
aluno ou uma classe com outra.
14.
Distribuir com uniformidade, serenidade e justiça a atenção
a todos.
15.
Analisar com calma as razões que podem levar alunos ao
desinteresse ou indisciplina, discutindo particularmente com o mesmo essa
postura.
16.
Conhecer diferentes
estratégias de ensino, jogos operatórios, técnicas de ensino e aprendizagem.
17.
Possuir projetos de avaliação claros e explícitos.
18.
Manter atualizados seus registros e suas notas.
19.
Cumprir com integridade tudo quanto prometeu.
20.
Fazer das perguntas uma eficiente ferramenta de
aprendizagem.
21.
Não se desgastar ensinando aos alunos tudo quanto sozinhos
podem apreender.
22.
Estimular o aluno para interpretar o aprendido usando
diferentes habilidades (comparar, analisar, criticar, deduzir, classificar,
sintetizar, transferir, julgar, argumentar, etc.).
23.
Não fazer exposições que utilizem mais que um minuto e meio
para cada ano de idade do aluno.
24.
Ensinar seus alunos a leitura dos saberes que se encontram
em diferentes linguagens (corporal, musical, espacial, pictográfica etc.).
25.
Saber delegar a alunos tarefas e funções junto à classe que
explorem capacidades de aprender e de aprendizagem. (O aluno que, orientado
pelo professor, ensina o colega, aprende duas vezes).
26.
Fazer revisões periódicas do aprendido.
27.
Organizar de forma eficaz, na medida do possível em consenso
com os alunos, o espaço da aula e a disposição dos lugares de cada um.
28.
Cuidar da sua apresentação, dignificando a importância e o
sentido do ato pedagógico.
29.
Mostrar atenção aos problemas dos alunos.
30.
Concluir a aula de maneira amistosa, bem humorada. Deixar
dúvidas no ar para estimular curiosidade para a aula seguinte.
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