quinta-feira, 14 de junho de 2012

A aprendizagem nos tempos atuais - Um novo jeito de aprender


Na minha época de estudante, o professor era o detentor do conhecimento. Entrava na sala e explanava todo o seu saber.
Nas respostas dos alunos, os acertos eram premiados e os erros severamente punidos. Ao aluno cabia apenas ouvir, obedecer, fazer os exercícios e decorar. Sua vivência e suas experiências eram desconsideradas.
A socialização entre as crianças acontecia apenas na hora do recreio, Brincadeiras e jogos não eram tratados dentro da sala de aula. Os pais iam à escola para um ou outro evento e, se a criança não apresentasse problemas sérios, pouco saberiam da vida escolar do seu filho.
As matérias eram tratadas de maneira isolada. O conteúdo de ciências era ensinado somente na disciplina de Ciências. E o mesmo acontecia com todas as outras disciplinas. A Matemática era abstrata e fragmentada em uma memorização sem fim, mas também sem significação, sem sentido. Decoravam-se regras da Língua Portuguesa, sem aplicá-las na linguagem e nos textos do cotidiano.
Os tempos e a educação, no entanto, foram evoluindo. Ainda bem!
O professor não é mais o detentor do saber, mas um mediador, um facilitador que acompanhará a construção do conhecimento de seu aluno, permitindo que ele reflita, pense, estabeleça relações em todo o processo de compreensão e apreensão do conteúdo, mas também que o prepare para a vida, para ser um bom cidadão.
Aumentaram as possibilidades de o aluno aprender e gostar de aprender, mas também aumentou o compromisso do professor nesse processo, pois será o principal agente no despertar da curiosidade da criança para uma aprendizagem eficaz. Seu comprometimento e sua capacidade serão fundamentais no desempenho de sua classe, estabelecendo relações de confiança e respeito entre seus alunos.
A aprendizagem será mais eficaz se o professor promover a interdisciplinaridade entre as matérias, não as tratando isoladamente. Suas aulas devem ser dinâmicas e produtivas, utilizando todos os meios disponíveis: mapas, cartazes, materiais concretos e manipulativos, internet, etc., para estimular o interesse, considerando as experiências que o aluno traz e vivencia no seu cotidiano.
Deve utilizar jogos para fixação dos conteúdos e trabalhar com dinâmicas, o que é uma forma bem sutil e lúdica para aplicação dos conceitos.
O educador que busca a aprendizagem significativa é aquele que convence o aluno de que realmente se interessa pelo seu sucesso e desenvolvimento, que o leva a participar e se entusiasmar pelo que aprende, conscientizando-o de como suas atitudes e valores interferem em sua vida, em seu futuro e na sociedade.
Esse é o aprendizado que permanece e sempre terá valor.

                      J. A. L. Gomes
                  14 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário