segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sobre Marketing Pessoal (Parte 2)



Nas aulas da professora Alexandra Terrinha, disciplina Práxis Educativa: Orientação Educacional, aprendemos que Marketing Pessoal é o conjunto de características e qualidades que fazem com que o profissional mantenha a empregabilidade no mercado de trabalho. 
É um meio de divulgar sua imagem diante das oportunidades que surgem para que os outros possam integrá-lo em seus planos.

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Segundo Max Gehringer:
 
Marketing é o conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados.

Marketing pessoal é quando o profissional utiliza ferramentas (atitudes e habilidades) para que seja conhecido, apreciado e valorizado em benefício da própria carreira.

Essa avaliação passou a ser utilizada no mercado de trabalho, devido à igualdade entre os níveis dos candidatos.
É a habilidade que o funcionário tem de ‘aparecer’ sem ser chato. E de conseguir a simpatia da chefia sem ser ‘puxa-saco’.
Como um garçom, é estar atento ao movimento e necessidade do setor em que atua, agindo com discrição, sem ser inconveniente e, principalmente, respeitando o colega.

10 Mandamentos do Marketing Pessoal 

Max Gehringer

 
1.      Liderança (é o profissional considerado como formador de opinião).
2.      Confiança (é tido em bom conceito, inspira crédito).
3.      Visão (é aquele que entende o que está fazendo e porquê, sugerindo melhorias, ainda que pequenas).
4.      Espírito de Equipe (oferece ajuda aos colegas, mesmo sem ser solicitado).
5.      Maturidade (sabe solucionar conflitos, sem provocar mais conflitos).
6.      Integridade (é fazer o seu trabalho, sem prejudicar ninguém. Não ser excessivamente ambicioso e atropelar quem aparece pela frente).
7.      Visibilidade  (é ser o primeiro a levantar a mão, quando o chefe precisa de um voluntário para executar a tarefa).
8.      Empatia (é saber elogiar o trabalho do colega e reconhecer o mérito dos outros).
9.      Otimismo (capaz de entender que a pressão do trabalho nos leva a imaginar que as coisas são piores do que realmente são).
10. Paciência (uma das principais virtudes no mercado de trabalho).




 
Nada adiantará ao funcionário ter todas essas qualidades se não consegue fazer aquilo que é pago para fazer: dar bons resultados e em curto prazo.
Numa empresa séria, quem tem marketing pessoal sempre recebe apoio da chefia e dos colegas. 
Em uma empresa medíocre, a mesma pessoa pode ser vista como uma ameaça. 
Num caso assim, não adianta mudar a empresa, é mais sábio mudar de empresa.
  
Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=uM8xEcX4Fv4

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