segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ju... não lhe dissemos...


Não dissemos para nossa competente e dedicada professora Juliany Sena (das disciplinas Estágio Supervisionado: Educação Especial, e Braille e Pedagogia Diferencial: Cegueira) que ela:
          nos fez ver e tratar o deficiente – qualquer que seja sua limitação – com a atenção e o respeito que  ele merece, como ser humano, como cidadão;
          nos fez entender o Braille, e até a ler e escrever... (e tudo isso em meio às nossas próprias desconfianças em nossa capacidade);
          nos ajudou a perceber o mundo de um portador de necessidades especiais de uma maneira humana e diferente.
Aprendemos que conviver com o deficiente é ‘tentar” ver pela perspectiva do outro. E, conscientes de sua limitação, procurar meios para fazê-lo feliz.
Aprendemos a exercitar a compreensão, pois na deficiência, pequenos avanços significarão um grande progresso.
Aprendemos a lidar com a frustração, pois nossos esforços nem sempre corresponderão ao que planejamos, mas é isso que nos fará exercitar nossa criatividade na busca de estratégias.

Como futuras pedagogas, será nossa tarefa ajudar um deficiente a participar de uma aula como qualquer criança, valendo-nos dos diferentes instrumentos que lhe permitirão descobrir o mundo. E, quando parecer difícil para ele, podemos sempre levar uma palavra de afeto, um abraço, a atenção e o carinho de seus colegas de sala de aula.
É emocionante como o deficiente percebe e agradece cada momento que lhe dedicamos.
Com certeza, saímos do 4º Período com um novo olhar, com um novo jeito de viver.

Ju,
Nós lhe agradecemos...
Turma do 4º Período de Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário