sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

“Gestão, Publicidade, Marketing e Branding” - Palestrante: Flávio Tófani


No dia 21/11/12, *Flávio Tófani – o "Tio Flávio" – foi o palestrante convidado do Colégio Instituto Itapoã para falar sobre gestão. 

Flávio Tófani durante a Palestra

Segue abaixo, algumas anotações da palestra, em uma 'tentativa' de expor um assunto tão importante.

                       Gestão, Publicidade, Marketing e Branding

Segundo o palestrante, é no final do ano que as instituições de ensino investem pesado na publicidade para manter ou conquistar clientes. Basta andar pelas ruas, nos meses que antecedem matrículas, para nos depararmos com todo tipo de propaganda: panfletos, outdoors, TV, rádio, jornais etc.
Deve-se ressaltar, no entanto, que a campanha da matrícula é feita desde o primeiro dia de registro da instituição como escola e deve ser aprimorada ao longo dos anos por meio de seu funcionamento: no bom trabalho e conscientização de seus professores e funcionários; da satisfação dos alunos e dos pais, dos possíveis alunos; dos serviços prestados à comunidade; do cuidado com a imagem que pode ser divulgada nos meios de comunicação etc.
O gestor deve trabalhar durante todo o ano, cuidando para que sua marca não fique ‘suja’, pesada.
A empresa precisa ser forte por dentro para não se fragmentar lá fora.
Há necessidade de se pensar também: qual é o público com que a escola vai trabalhar e como vai trabalhar esse público, pois é ele que vai criar e formar a concepção da escola.
Sobre a gestão de marcas, também denominada branding, Flávio Tófani faz uma diferenciação. A logomarca (representação gráfica, logotipo) representa apenas uma das manifestações da marca.
Marca de uma empresa é o que o cliente pensa, sente e diz sobre seu produto.
Outras manifestações da marca ocorrem:
    no bom currículo oferecido;
    na qualidade dos professores;
    no contato face a face com os clientes, e isso inclui aluno, professor, etc.;
   na estrutura física. Vale ressaltar que, quando os pais vão conhecer a escola, a maioria pede para olhar os banheiros, servindo como base para análise da gestão;
    nas festas da escola;
    nas redes digitais como site, facebook, twiter; entre outros.

Questionar sempre: como trabalhar os valores da nossa marca em todos os pontos de contato? Como mudar? Como evoluir?
É valer-se da experiência adquirida – pelos erros e acertos – e não se acomodar. É perceber e aplicar com coerência as mudanças, as evoluções, conscientizando-se de que sempre há espaço para aprender.

Qual é o mercado dos tempos atuais?

Um dos objetivos dos PCN’s (Planos Curriculares Nacionais) de História, é que o aluno de hoje deve “conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.”
Pois é, hoje em dia não há aluno padrão, nem família padrão. Há diferentes grupos sociais. Promove-se a inclusão de alunos deficientes ou com dificuldades de aprendizagem; de pais homossexuais etc. Isso envolve custo e, principalmente, mudança de conceitos.
Segundo Flávio Táfani, antes de se fazer publicidade, há necessidade de se definir os objetivos da sua escola. Mais que divulgá-la (marketing), faz-se necessário gerir a sua marca (branding).
A gestão de marcas se faz pela definição de dois processos:
1º) identidade (quem eu sou?)
2º) posicionamento (como me coloco para o mercado:o que faço, o que não faço?).

       Há uma frase do poeta Duran que diz: “Nenhuma civilização pode ser conquistada, desde que não se tenha destruído por dentro.”
Se a escola divulga para todos os seus pontos de contato que é sustentável ou inovadora, mas não aplica no próprio ambiente estará se valendo de uma falsa ‘maquiagem’ e será desmascarada.
Definir a identidade da empresa é se posicionar, é oferecer ao cliente a verdade, a transparência do seu trabalho.
Nenhuma escola pode ser derrubada, desde que não se tenha perdido por dentro.
Estabelecida a identidade, o corpo docente e os funcionários estarão conscientes de seu papel, sabendo o que é esperado que façam.

Como me veem no mercado?

A escola oferece seus serviços e se posiciona, sugerindo ao mercado como ela é. Mas ao se projetar para o mercado, como o consumidor – com distintos valores e preferências – verá a empresa?
É preciso cuidar da imagem que é representada pelas impressões, posições, sentimentos que as pessoas de fora têm em relação ao produto oferecido.
Na história da Roma Antiga, Pompéia - mulher do Imperador Júlio César – era suspeita de traição. Foram feitas várias pesquisas na época e nenhuma prova foi encontrada. Descobriram que Pompéia não havia traído o imperador. Ao ser informado que sua esposa estava sendo caluniada, César disse uma frase célebre que pode ser aplicada em gestão: “Não basta à mulher de César ser honesta, ela também tem que parecer honesta.”
Não basta a escola ser boa, é preciso que ela também pareça ser boa.

Repetindo: é ser forte por dentro para não se fragmentar lá fora.


"Que maravilha é ninguém precisar esperar um único momento 
para melhorar o mundo."
Anne Frank

* Flávio Tófani/ Tio Flávio
Graduado em Comunicação Social, Especialista em Gerenciamento de Pequenas e Médias Empresas, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia da Produção.
Palestrante, consultor de empresas, além de coordenador e professor em programas de pós-graduação em diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil.
Coordena o curso de pós-graduação em Gestão de Marcas da PUC-Minas.
Cocriador da agenda FazIdeia, do Field Work Group e do Master Class.
Criador do projeto Tio Flávio Cultural, que tem como propósitos disseminar novas ideias no mercado e promover o intercâmbio de experiências profissionais.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_da_informa%C3%A7%C3%A3o#A_Era_do_Processamento_de_Dados

Nenhum comentário:

Postar um comentário