No dia 21/11/12, *Flávio Tófani – o "Tio Flávio" – foi o palestrante convidado do Colégio Instituto Itapoã para falar sobre gestão.
Flávio Tófani durante a Palestra |
Segue abaixo, algumas anotações da palestra, em uma 'tentativa' de expor um assunto tão importante.
Gestão, Publicidade, Marketing e Branding
Segundo o palestrante, é no final do ano que as instituições de ensino
investem pesado na publicidade para manter ou conquistar clientes. Basta andar
pelas ruas, nos meses que antecedem matrículas, para nos depararmos com todo
tipo de propaganda: panfletos, outdoors, TV, rádio, jornais etc.
Deve-se ressaltar, no
entanto, que a campanha da matrícula é feita desde o primeiro dia de registro
da instituição como escola e deve ser aprimorada ao longo dos anos por meio de
seu funcionamento: no bom trabalho e conscientização de seus professores e
funcionários; da satisfação dos alunos e dos pais, dos possíveis alunos; dos
serviços prestados à comunidade; do cuidado com a imagem que pode ser divulgada
nos meios de comunicação etc.
O gestor deve trabalhar
durante todo o ano, cuidando para que sua marca não fique ‘suja’,
pesada.
A empresa precisa ser
forte por dentro para não se fragmentar lá fora.
Há necessidade de se
pensar também: qual é o público com que a escola vai trabalhar e como vai
trabalhar esse público, pois é ele que vai criar e formar a concepção da
escola.
Sobre a gestão de marcas, também
denominada branding, Flávio Tófani faz uma diferenciação. A logomarca
(representação gráfica, logotipo) representa apenas uma das manifestações da
marca.
Marca de uma empresa é o que o cliente pensa, sente e diz
sobre seu produto.
Outras manifestações da marca ocorrem:
▪ no bom
currículo oferecido;
▪ na
qualidade dos professores;
▪ no contato
face a face com os clientes, e isso inclui aluno, professor, etc.;
▪ na
estrutura física. Vale ressaltar que, quando os pais vão conhecer a escola, a
maioria pede para olhar os banheiros, servindo como base para análise da
gestão;
▪ nas festas
da escola;
▪ nas redes
digitais como site, facebook, twiter; entre outros.
Questionar sempre: como
trabalhar os valores da nossa marca em todos os pontos de contato? Como mudar?
Como evoluir?
É valer-se da experiência
adquirida – pelos erros e acertos – e não se acomodar. É perceber e aplicar com
coerência as mudanças, as evoluções, conscientizando-se de que sempre há espaço
para aprender.
Qual é o mercado dos tempos atuais?
Um dos objetivos dos PCN’s (Planos
Curriculares Nacionais) de História, é que o aluno de hoje deve “conhecer e
respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos
tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e
sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.”
Pois é, hoje em dia não há aluno padrão,
nem família padrão. Há diferentes grupos sociais. Promove-se a inclusão
de alunos deficientes ou com dificuldades de aprendizagem; de pais homossexuais
etc. Isso envolve custo e, principalmente, mudança de conceitos.
Segundo Flávio Táfani, antes de se fazer publicidade, há
necessidade de se definir os objetivos da sua escola. Mais que divulgá-la
(marketing), faz-se necessário gerir a sua marca (branding).
A gestão de marcas se faz pela definição
de dois processos:
1º) identidade (quem eu sou?)
2º) posicionamento (como me coloco
para o mercado:o que faço, o que não faço?).
Há uma frase do poeta
Duran que diz: “Nenhuma civilização pode ser conquistada, desde que não se
tenha destruído por dentro.”
Se a escola divulga para
todos os seus pontos de contato que é sustentável ou inovadora,
mas não aplica no próprio ambiente estará se valendo de uma falsa ‘maquiagem’ e
será desmascarada.
Definir a identidade
da empresa é se posicionar, é oferecer ao cliente a verdade, a transparência do
seu trabalho.
Nenhuma escola pode ser
derrubada, desde que não se tenha perdido por dentro.
Estabelecida a identidade, o corpo docente e os
funcionários estarão conscientes de seu papel, sabendo o que é esperado que
façam.
Como me veem no mercado?
A escola oferece seus serviços e se posiciona,
sugerindo ao mercado como ela é. Mas ao se projetar para o mercado, como o
consumidor – com distintos valores e preferências – verá a empresa?
É preciso cuidar da imagem que é representada
pelas impressões, posições, sentimentos que as pessoas de fora têm em relação
ao produto oferecido.
Na história da Roma
Antiga, Pompéia - mulher do Imperador Júlio César – era suspeita de traição.
Foram feitas várias pesquisas na época e nenhuma prova foi encontrada.
Descobriram que Pompéia não havia traído o imperador. Ao ser informado que sua
esposa estava sendo caluniada, César disse uma frase célebre que pode ser
aplicada em gestão: “Não basta à mulher de César ser honesta, ela também tem
que parecer honesta.”
Não basta a escola ser boa, é preciso que ela
também pareça ser boa.
Repetindo: é ser forte por dentro para não
se fragmentar lá fora.
"Que maravilha é ninguém precisar esperar um único momento
para melhorar o mundo."
Anne Frank
* Flávio Tófani/ Tio Flávio
Graduado em Comunicação Social,
Especialista em Gerenciamento de Pequenas e Médias Empresas, Especialista em
Marketing e Mestre em Engenharia da Produção.
Palestrante, consultor de
empresas, além de coordenador e professor em programas de pós-graduação em
diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil.
Coordena o curso de pós-graduação
em Gestão de Marcas da PUC-Minas.
Cocriador da agenda FazIdeia, do
Field Work Group e do Master Class.
Criador do projeto Tio Flávio
Cultural, que tem como propósitos disseminar novas ideias no mercado e promover
o intercâmbio de experiências profissionais.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_da_informa%C3%A7%C3%A3o#A_Era_do_Processamento_de_Dados
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