segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Marketing Pessoal - Como me veem... Como eu sou! (Parte 1)



Ao longo do 4º período tivemos a oportunidade de participar de alguns momentos e eventos sobre "Marketing Pessoal".
Muito se falou sobre a importância e a necessidade de se ter uma boa imagem para a sociedade e para o  mercado de trabalho.

Realmente, é importante ter uma boa imagem pessoal.
Realmente, é importante deixar as portas abertas para boas relações pessoais e profissionais, e – principalmente – para boas amizades.

Vale ressaltar, no entanto, a importância de se fazer a autocrítica durante todo o processo dessa construção.
Algumas pessoas se preocupam tanto com a imagem do outro que se esquecem de examinar a autenticidade de suas próprias atitudes. Preocupam-se tanto em analisar, em julgar, em criticar o outro que se esquecem de SER.
As redes sociais são um triste exemplo disso. É mais fácil julgar o outro, ver - e compartilhar - os defeitos do outro a formar conceitos de si mesmo, de sua própria imagem.
      Mais que se mostrar para a outra pessoa é necessário ser crítico e autêntico para si mesmo. Pois é... o mais difícil é enxergar a si.
Tão importante quanto a ‘imagem’ que as pessoas têm de você,  – talvez até mais importante - é como está a sua consciência em relação às atitudes que tem tomado no dia a dia.  A boa imagem é aquela que se forma de dentro para fora.
É manter sua opinião e ética sem se deixar influenciar por julgamentos alheios, mas sabendo identificar as críticas sinceras e construtivas, consciente de que – embora difícil – sempre é possível mudar... e melhorar!
É saber que buscou fazer o seu melhor sem prejudicar ninguém.
      Formar uma imagem pessoal é ser verdadeiro, primeiramente, com você.

É esse o papel do Pedagogo. Mostrar a seu aluno que a sociedade sempre lhe cobrará muito, julgará muito e oferecerá pouco. Ensiná-lo que deve construir seu marketing pessoal com base na verdade, valendo-se de sua própria consciência, atitude e criticidade – e não pela opinião dos outros. E, ao reconhecer seus erros, suas fraquezas, ter a humildade para se desculpar e refazer o caminho sempre que necessário.

J.A.L. Gomes - Aluna do 4º Período de Pedagogia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário