Na disciplina de Práxis Educativa: Orientação Educacional, da professora Alexandra Terrinha, nosso grupo apresentou um trabalho simulando uma reunião de pais. O texto que usamos como referência foi retirado do site da Revista Nova Escola.
10 passos para se sair bem na primeira reunião de pais
Depois da apresentação da proposta da escola pelo diretor,
é a sua vez de entrar em cena.
Se você descrever o programa de sua disciplina e a metodologia de forma clara e reservar um tempinho para responder a dúvidas, vai fisgar a família
e transformá-la em grande aliada.
A
primeira reunião entre pais e professores é uma ótima oportunidade para iniciar
uma parceria de um ano inteiro em torno do mesmo objetivo: levar crianças e
adolescentes a aprender. Essa é a chance para “pescar” os pais. É o momento de
despertar na família o interesse em participar da vida escolar dos filhos. Uma
reunião bem conduzida, portanto, faz a diferença. O ideal é dividi-la em duas
partes: a primeira, mais geral, fica a cargo da direção ou da coordenação; a
segunda, em classe, é com o professor. Veja como ter sucesso nessa tarefa.
1. DEFINIR O ROTEIRO COM A DIREÇÃO
Para não perder o foco, vale organizar
antecipadamente com a direção um roteiro do que será dito às famílias. Os pais
têm direito de saber qual é a linha pedagógica adotada. Como em muitas escolas,
a primeira parte da reunião é para todos os pais. Entre os assuntos debatidos,
podem ser citados a proibição de celulares ligados em classe e o uso do
uniforme. Depois dessa discussão, os pais podem ser encaminhados para grupos
diversos, de acordo com a série dos filhos, para a reunião com os professores.
Deve-se ressaltar a questão da disciplina e explicar o que a escola espera da
garotada.
2. PREPARAR E ENVIAR OS CONVITES
O convite,
enviado com pelo menos uma semana de antecedência, deve conter:
- o aviso claro da reunião, com
dia, local, hora para começar e terminar;
- os temas a serem tratados.
Entre eles devem estar o programa
do ano ou pelo menos do primeiro bimestre ou semestre, as normas da escola, o
material escolar a ser providenciado (e, se possível, dicas de lugares que
tenham preços mais baixos), qual o sistema de avaliação, os horários e a
importância das tarefas de casa.
Um lembrete de que não haverá
tempo para falar das crianças individualmente e que isso será feito durante
todo o ano em reuniões periódicas.
3. CUIDAR DO AMBIENTE
O local do
encontro deve ser preparado com cuidado para que todos se sintam esperados e
acolhidos. Alguns professores costumam pedir às crianças para fazer desenhos e
com eles decoram a sala onde será a reunião. Dar aos pais a oportunidade de
identificar o trabalho do filho entre tantos outros é uma forma afetuosa de dar
boas-vindas. Nem sempre isso é possível, mas uma faixa simples ou uma saudação
na lousa são outras formas simpáticas de acolher os pais. Se a reunião for
feita à noite, é bom providenciar água, café e biscoitos para quem vier direto
do trabalho.
4. GARANTIR A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS PAIS NA REUNIÃO
Isso é
fundamental para o sucesso do encontro entre escola e família. Reserve um tempo
para os pais fazerem perguntas e propostas. Questões específicas sobre uma
criança, que não sejam do interesse geral, ficam para depois, como informado no
convite. Os professores devem demonstrar aos pais que sabem ouvir e entender as
suas dúvidas, inseguranças e ansiedades no que se refere aos filhos.
5. FAZER UM RESUMO DO PROGRAMA DE
SUA DISCIPLINA E DA METODOLOGIA A SER USADA
Todos os
professores devem se apresentar aos pais e expor seu programa. Quando a reunião
é com os responsáveis por alunos de 5a a 8a série, fica
encarregado pela conversa o orientador pedagógico ou um professor escolhido
pelos colegas. O ideal é que todos sejam apresentados, inclusive os de aulas
específicas, como Inglês, Informática, Educação Física, Artes entre outras.
Eles explicam a proposta para a matéria e como pretendem colocá-la em prática.
O tempo de cada professor deve ser determinado antes para que todos possam
participar.
6. FALAR DA PERIODICIDADE DOS ENCONTROS
Se os pais
sabem quando terão novas oportunidades de encontrar os professores, é criado um
compromisso entre a família e a escola. Deve-se mostrar que a relação será
duradoura e produtiva e que haverá um momento para atender os pais que precisam
conversar sobre problemas específicos. Atualmente os pais trabalham demais, têm
uma vida corrida e tendem a delegar a educação do filho totalmente à escola. É
importante, no entanto, mostrar que a aprendizagem só acontece se a escola, o
aluno e a família trabalharem juntos.
7. PREPARAR A LEITURA DE UM BOM TEXTO LITERÁRIO
Para
descontrair os pais e fazer com que se sintam mais à vontade, uma dinâmica pode
funcionar bem. Escolha uma que facilite a integração, mas que não demore mais
do que 15 minutos. Aplique logo depois da apresentação dos professores,
explicando antes o que eles vão fazer e qual o objetivo. Pode-se preparar uma
atividade que, num futuro próximo (a aula do dia seguinte, por exemplo), será
dada aos alunos. Assim, os pais vivenciam a metodologia utilizada pelo
professor.
8. MOSTRAR A ESCOLA
Em uma
pequena excursão, leve os pais para conhecer as salas de aula, biblioteca,
laboratório, banheiros e quadras. Eles querem a confirmação de que escolheram a
escola certa para os filhos. Conhecer o espaço onde a criança ou o adolescente
passa tantas horas do dia e perceber que é seguro e adequado ao ensino os deixa
satisfeitos.
9. APRESENTAR OS FUNCIONÁRIOS
Todas as
pessoas que trabalham na escola devem ser apresentadas aos pais: o pessoal da
merenda ou da cantina, quem cuida do pátio na hora do recreio, os funcionários
da secretaria, os faxineiros. Além das devidas apresentações, o professor deve
explicar o que cada um faz, os horários das merendas, as normas, os cuidados
com a higiene. O importante é que os pais saibam que seus filhos estão sendo
cuidados e bem tratados por todos. É o que eles esperam da escola que
escolheram.
10. ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DOS PAIS NAS ATIVIDADES ESCOLARES DOS FILHOS
Uma boa
maneira de concluir o encontro é lembrar aos pais o papel deles na aprendizagem
dos filhos. Dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
mostram que crianças que fazem parte de uma família que participa de forma
direta do dia a dia escolar dos filhos apresentam desempenho superior em
relação às demais. Essa participação se dá de modo simples: conversar sobre o
que acontece na escola, acompanhar o dever de casa e incentivar a leitura, por
exemplo. Nada garante que eles sairão completamente confiantes da reunião, mas
se você conduzi-la bem, com firmeza e paciência, a ansiedade dará lugar ao
espírito de cooperação.
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