sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Visita ao Museu Histórico Abílio Barreto

A professora Alexandra Terrinha agendou uma visita técnica para nossa turma ao Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), no dia 11/09/12 (terça-feira). Essa visita ao museu foi enriquecedora e encantou a todos que estiveram presentes.

Gleice, nossa colega, enviou-nos algumas informações para este blog. 
 
Ir a museus e exposições não é simplesmente um ato "ilustrativo" do que muitas vezes é pedido em sala de aula. Museus são locais com grande potencial educativo, onde é possível ter contato com obras de arte originais, além de uma verdadeira noção do que é patrimônio histórico e cultural.

Museu Histórico Abílio Barreto

"Sem conhecer o passado não é possível construir o futuro."

O Museu Histórico Abílio Barreto – MHAB - é uma unidade da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte inaugurada em 1943. Seu nome é uma homenagem ao jornalista e escritor Abílio Barreto que, em 1935, foi convidado para organizar o Arquivo Geral da Prefeitura. Ele passou a recolher documentos e objetos que deveriam integrar o futuro museu da história da cidade e, a partir de 1941, reuniu acervos com peças originárias do antigo Arraial do Curral del Rei e peças relativas à nova capital.
Com o objetivo de imprimir uma abordagem museológica mais dinâmica, abrangente e sintonizada com as demandas culturais contemporâneas, o MHAB iniciou, a partir de 1993, um amplo processo de revitalização institucional, direcionando suas ações para a pesquisa, informação, educação e lazer. Assim, no final de 1998, o sítio histórico da Fazenda do Leitão recebeu uma nova edificação destinada a abrigar sua nova sede, voltada para a avenida Prudente de Morais. O redimensionamento dos espaços do Museu foi fundamental no processo de sua transformação em centro de convergência e irradiação da história e da cultura de Belo Horizonte, possibilitando uma gestão sustentada em ações que garantem, a um só tempo, a preservação, a investigação e a comunicação.

 

Fonte:
http://www.eravirtual.org/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=118&Itemid=34 
Imagens: Google
Abaixo, algumas fotos tiradas pela nossa colega Pollyanne Graziela.  




 

  
Agradecemos a Gleice e Pollyanne pela contribuição nessa postagem.
É a turma da Pedagogia em prol da divulgação do conhecimento!
Isso também é cidadania!

Nenhum comentário:

Postar um comentário