Gêneros Textuais
Luciléia A. S. Neves e Lucilene Sara A. Santos
Oficina de texto
Na disciplina Pedagogia do Saber Docente em Língua Portuguesa, realizamos uma "oficina de textos", proposta pela profª Alexandra Terrinha, onde desenvolvemos, de forma lúdica e criativa, atividades relacionadas aos Gêneros Textuais para as séries iniciais. De acordo com KAUFMAN (1998), no livro Escola, Leitura e Produção de Textos, o trabalho com textos na sala de aula deve levar os alunos a ter contato com uma diversidade de tipos de textos escritos de uso social, como uma via efetiva para melhorar a competência comunicativa das crianças, pois ”é indiscutível que os leitores não se formam com leituras escolares de materiais escritos elaborados expressamente para a escola com a finalidade de cumprir as exigências de um programa. Os leitores se formam com a leitura de diferentes obras que contêm uma diversidade de textos que servem, como ocorre nos contextos extra escolares, para uma multiplicidade de propósitos”.
Desta forma, buscando refletir sobre a teoria X prática, aprendemos sobre as inúmeras possibilidades de exploração da língua portuguesa através do trabalho com os Gêneros Textuais.
Desta forma, buscando refletir sobre a teoria X prática, aprendemos sobre as inúmeras possibilidades de exploração da língua portuguesa através do trabalho com os Gêneros Textuais.
Texto humorístico
Com uma apresentação criativa e inovadora, as meninas conseguiram propiciar novos conhecimentos através de um trabalho rico, dinâmico e envolvente, utilizando as histórias em quadrinhos. Todos participaram ativamente...
Meninas, valeu pela criatividade!
Meninas, valeu pela criatividade!
Joselma, Flaviane e Raphaela |
Hipertexto
De maneira moderna e atual, assistimos a uma apresentação bem
elaborada. Levar (e explorar) a linguagem virtual no contexto da sala de
aula é um desafio a todos os educadores... e nos surpreendemos com o
resultado final desta proposta, a bela surpresa que foi o blog da
Pedagogia da UNIVERSO.
Meninas,vocês arrasaram...Parabéns!
Jane, Franciele e Janemara |
Texto instrucional
Através da exploração de uma receita, percebemos as inúmeras possibilidades deste gênero textual, onde podemos trabalhar a base alfabética, rótulos, pesos, medidas, conhecimento social...Que trabalho gostoso, tanto a teoria quanto a prática deram água na boca!
Luciléia e Sara |
Texto literário
A interpretação e encenação do conto de Monteiro Lobato sobre a criação da personagem Emília, foi muito bem feita pelo grupo, que conseguiu transportar toda a plateia para dentro da história e arrancou muitos risos. Uma interessante possibilidade de trabalhar a estrutura narrativa das histórias com os alunos...
Meninas, vocês brilharam nessa encenação!
Gleice, Rosangela e Eliane |
Parlendas
Por ser um tipo de texto que faz parte da cultura infantil, as parlendas devem ser trabalhadas com os alunos, desenvolvendo a oralidade e base alfabética, através da exploração da sonoridade, ritmo e rimas.Um trabalho muito bem exemplificado, com uma dinâmica fantástica no final.
Meninas, valeu pelo esforço...
Meninas, valeu pelo esforço...
Grazi e Natália |
Texto publicitário
Com esta apresentação aprendemos a lidar com o poder da persuasão no convencimento do público sobre serviços e produtos. No final, produzimos propagandas para produtos bem difíceis de vender...O trabalho teve uma dinâmica bem divertida.
Meninas, foi muito bom!
Polly, Fabiola e Aline |
Texto jornalístico
Perceber os elementos que compõem uma notícia e refletir sobre possíveis juízos de valor em um tipo de texto aparentemente ”neutro”, foi a proposta da atividade desenvolvida pelo grupo, onde exploramos uma mesma notícia a partir de fontes diferentes.
Parabéns ao grupo!
Samara M, Samara R e Brícia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir