quinta-feira, 3 de maio de 2012

Brincar também é coisa séria Brinquedoteca do 3º Período


Toda brincadeira, embora seja atividade livre e espontânea da criança, não é natural: ninguém nasce sabendo brincar, aprende-se a partir do contato com a cultura. Por isso é tão importante considerar a brincadeira como algo que merece atenção, planejamento e acompanhamento por parte do professor.
 A ele, caberá garantir a diversidade de ofertas ou ambientes organizados de forma confortável e convidativa, por temas, recursos ou tipos de materiais que devem estar sempre acessíveis às crianças.


   (Brinquedoteca "Recanto da Alegria" do 3º Período)

É importante que esse tipo de organização favoreça o acesso aos mais variados bens culturais como os proporcionados pela produção literária e comunicação e pela produção artística.

  (Aluna do 3º Período de Pedagogia
Brinquedoteca "Recanto da Alegria" - maio/2012)

Com essa modalidade de organização as crianças podem vivenciar diferentes situações de aprendizagem, escolhendo, exercitando a autonomia, buscando conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos ligados à construção de conhecimento e relacionamento interpessoal. 

 (Crianças brincando com a tecnologia)

Por outro lado, permite que o professor observe mais atentamente os problemas enfrentados pelas crianças, suas dificuldades, aprendizagens, gostos e interesses, o que muito o auxiliará em seu replanejamento.
E lembre-se: quando apresentar um brinquedo a uma criança, demonstre interesse. Uma caixa vazia, dependendo de como lhe for apresentada, poderá virar uma casa, um barco, um carro, uma torre, uma cama de bonecas, um fogão... ou, simplesmente, uma caixa vazia.

 (Aluna do 3º Período de Pedagogia Brinquedoteca 
"Recanto da Alegria" - maio/2012)


(Texto Adaptado)
           http://cibersludicos.blogspot.com.br/2008/07/cantos-de-atividades-diversificadas.html


Um comentário:

  1. O blog retrata como foi a brinquedoteca, diversão, alegria e muito trabalho.
    Parabéns meninas.

    ResponderExcluir