sábado, 18 de agosto de 2012

Ética e Moral


Os termos ética e moral são muitas vezes usados como sinônimos, mas em nossas aulas de História, com a professora Sirlene Paes, vimos que são distintos. Infelizmente, em nossa cultura, ser ético é ser tolo, ingênuo. Questão de valores. Se for ético, respeitarei meus princípios, independente de qualquer coisa. Não me deixarei corromper. Sabemos que é difícil ser íntegro todo o tempo, mas se queremos uma vida melhor e uma sociedade mais justa é o que deveremos ser.

A palavra moral vem do latim mós mor-, "costumes", e refere-se ao conjunto de normas que orientam o comportamento humano ten­do como base os valores próprios a uma dada comunidade ou cultura.
         Pertencem ao vasto campo da moral a re­flexão sobre questões fundamentais, como: 
* O que devo fazer para ser justo?
* Quais valores devo escolher para guiar minha vida?
* Há uma hierarquia de valores que deve ser seguida? 
* Que tipo de ser humano devo ser nas minhas relações comigo mesmo, com meus  
   semelhantes e com a natureza?
* Que tipo de atitudes devo praticar como pessoa e como cidadão?
Como as comunidades humanas são dis­tintas entre si, tanto no espaço quanto no tem­po, os valores podem ser distintos de uma comu­nidade para outra, o que origina códigos morais diferentes. 


A palavra ética, por sua vez, vem do grego ethikos, "modo de ser", "comportamento", e se aplica à disciplina filosófica que investiga os diver­sos sistemas morais elaborados pelos homens, buscando compreender a fundamentação das normas e proibições (interdições) próprias a cada um e explicitar seus pressupostos, ou seja, as concepções sobre o ser humano e a existência humana que os sustentam.
Nesse sentido, a ética é uma disciplina teó­rica sobre uma prática humana, que é o com­portamento moral. No entanto, as reflexões éti­cas não se restringem apenas à busca de conhe­cimento teórico sobre os valores humanos, cuja origem e desenvolvimento levantam ques­tões de caráter sociológico, antropológico, reli­gioso etc.
Como filosofia prática, isto é, disciplina teórica com preocupações práticas, a ética orien­ta-se pelo desejo de unir o saber ao fazer, isto é, busca aplicar o conhecimento sobre o ser para construir aquilo que deve ser. E, para isso, é indispensável boa parcela de conhecimento teórico.

Máxima da ética: fazer com o outro o que eu gostaria que fizessem comigo.

Ética: do ser ao que deve ser!
(Texto Adaptado)
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: História e grandes temas. 
São Paulo. Saraiva. 2006. p. 242 a 244.

Nenhum comentário:

Postar um comentário